quinta-feira, 5 de novembro de 2009

II MOSTRA "40 ANOS DE WOODSTOCK - A ENCRUZILHADA DA CONTRACULTURA

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

II MOSTRA DE FILMES “40 anos de Woodstock – A Encruzilhada da Contracultura”





II MOSTRA DE FILMES
“40 anos de Woodstock – A Encruzilhada da Contracultura”
(nas quintas: 5, 12 e 26 de novembro e 3 de dezembro, às 19 H)

PROGRAMAÇÃO:
Dia 5/11 - JOHN & YOKO’S – YEAR OF PEACE (Direção: Paul McGrath)
Dia 12/11 - THE DOORS (Direção: Oliver Stone)
Dia 26/11 - SEM DESTINO (Direção: Dennis Hopper)
Dia 3/12 - NA NATUREZA SELVAGEM (Direção: Sean Penn)
Dia 10/12 - Espetáculo poético-musical, com a Fantástica Banda Invisível (FBI), André Monteiro, Bruno Tuller, Edwald José Winand e Valéria Leão Ferenzini (com direção de Marcos Marinho e produção visual de Valéria Faria).

“A Encruzilhada da Contracultura”

O projeto “A Encruzilhada da Contracultura” dá seqüência a uma série de eventos que marcaram em Juiz de Fora as comemorações dos 40 anos de Woodstock no mês de agosto: um Ciclo de Debates apoiado em exibição de filmes e na reunião de vozes consoantes com a reflexão sobre o conjunto de manifestações sócio-culturais que eclodiu na década de 1960, conhecido como “Contracultura”.
O evento que atravessa o mês de novembro promove uma segunda exibição de filmes visando dar continuidade à reflexão sobre a Contracultura com debates divididos com o público após cada exibição. Quintas-feiras (dias 5, 12 e 26 de novembro e 3 de dezembro), às 19 h, no Anfiteatro João Carriço.
Complementa a programação uma digressão artística no dia 10 de dezembro, quinta feira, no Espaço Mezcla, a partir das 20 horas: o espetáculo poético-musical “OU NÃO... (Contracultura, Música, Poesia, e outras esquinas)”, com a Fantástica Banda Invisível, André Monteiro, Bruno Tuller, Edwald José Winand e Valéria Leão Ferenzini.



PROGRAMAÇÃO

MOSTRA DE FILMES (Local: Anfiteatro João Carriço)


- DIA 5 DE NOVEMBRO

JOHN & YOKO’S – YEAR OF PEACE (Documentário)
Direção: Paul McGrath
Duração: 52 minutos
Sinopse: Em 1969, tidos como um casal excêntrico, John Lennon e Yoko Ono propõem uma inusitada e “contracultural” forma de engajamento pela paz, permitindo serem entrevistados e filmados na intimidade de um original clima de lua de mel dentro de um quarto de hotel. Os jornais então estampavam manchetes sobre a guerra do Vietnã, sobre a inquietude em relação à Guerra Fria e mesmo sobre a consagração de uma revolução dos costumes. John e Yoko, como muitos outros, desejavam mudar o mundo, mas como isso se daria? Deitados em uma cama de hotel, cercados por jornalistas, anunciaram sua luta pela paz. O chamado “Bed-In For Peace”, segundo Lennon, foi um modo de protestar (e, ao mesmo tempo, promover a paz) sem o uso da violência.
O documentário mostra o segundo “bed-in” do casal, num hotel de Montreal (Canadá) e exibe cenas raras daquele momento, incluindo a intervenção de Lennon em um protesto estudantil, o confronto com o cartunista conservador Al Capp e o encontro com o Primeiro Ministro canadense Pierre Truddeau, além da gravação da canção “Give Peace a Chance”, composta durante o retiro. Mais de vinte anos após o assassinato de Lennon, Yoko Ono e outros envolvidos naquela missão de paz refletem sobre os fatos daquele ano mágico.

- DIA 12 DE NOVEMBRO

THE DOORS
Direção: Oliver Stone
Duração: 140 minutos
Sinopse: Em 1991, o diretor Oliver Stone leva as telas a trajetória de uma das bandas mais famosas e polêmicas dos anos 60, com o filme "The Doors". Além de representar com vigor a efervescência musical do período através de um de seus grupos mais importantes, o filme mostra as inquietações espirituais e as transformações comportamentais que marcaram aquela geração.



- DIA 26 DE NOVEMBRO

SEM DESTINO
Direção: Dennis Hopper
Duração: 95 minutos
Sinopse: Duas pessoas envolvidas pela aura da cultura hippie no final dos anos 60 saem de Los Angeles e atravessam o país até Nova Orleans. A longa viagem se revela o próprio símbolo de uma busca existencial ingênua, mas verdadeira. O sentido da liberdade que parece motivar os protagonistas nunca deixou de ser, e talvez nunca deixe de ser uma questão fundamental para o homem e a sociedade. Jack Nicholson estrela com Peter Fonda e Dennis Hopper (que também dirige) este clássico incomum, que consta como número 88 em importância na filmografia americana do século XX pelo Instituto do filme americano e que a Revista Time elogiou como um dos dez mais importantes filmes da década de 1960. O filme arrebatou público e crítica, sendo agraciado com o prêmio por melhor diretor estreante em Cannes, indicado para melhor roteiro original (Hopper, Fonda e Terry Shourten) melhor ator coadjuvante para Jack Nicholson em Hollywood.

- DIA 3 DE DEZEMBRO

NA NATUREZA SELVAGEM
Direção: Sean Penn
Duração: 140 minutos
Sinopse: Em 1990, com 22 anos e recém formado na universidade, Christopher McCandless, doa todas as suas economias a uma instituição de caridade, muda de identidade e parte em busca de uma experiência genuína que possa transcender a alienação sistêmica do mundo contemporâneo; materialismo, hedonismo e a asfixia espiritual do quotidiano. Christopher abandona a próspera casa paterna sem que ninguém saiba e ganha a opção pela construção de uma liberdade. Deambula por uma boa parte da América (chegando mesmo ao México) à boleia, a pé, ou até de canoa, arranjando empregos temporários sempre que o dinheiro falta. Nunca se fixando muito tempo no mesmo local, identifica a inconsistência das relações humanas ou nelas a ausência de sentido. Profundamente influenciado pelas suas leituras, que incluem Jack London, Tolstoi e Thoreau, anseia por atingir a completude da vida. Trata-se de uma história real transformada em livro reportagem por John Krakauer em 1996, o livro ganhou o mundo e transformou o jovem Chris (que mudou seu sobrenome para Supertramp) num símbolo de resistência para inúmeras pessoas.




ESPETÁCULO POÉTICO-MUSICAL:
“OU NÃO... (Contracultura, Música, Poesia e outras esquinas)”

DIA 10 DE DEZEMBRO
Local: Espaço Mezcla.
Horário: 20 horas.
Com a Fantástica Banda Invisível, André Monteiro, Bruno Tuller, Edwald Josè Winand, Valéria Leão Ferenzini.

Release: O Espetáculo poético-musical une canções de músicos brasileiras influenciados pelo espírito da contracultura (Clube da Esquina, Tropicalistas, Belchior, Walter Franco, Sá, Rodrix e Guarabyra, entre outros), textos da literatura Beat (Kerouac, Ginsberg, Ferllinghetti), textos situados dentro da Contracultura, anteriores ou contemporâneos à Contracultura, assim como poetas brasileiros da década de 70 (vide Chacal, Torquato Neto, Paulo Leminski), além de produções dos próprios integrantes do grupo. O evento tem direção de Marcos Marinho e produção visual de Valéria Faria.